Colégio Militar: Tudo sobre o concurso
Nos Colégios Militares do Exército a formação dos alunos inicia no 6º ano do Ensino Fundamental e vai até o final do Ensino Médio.
No turno inverso há atividades como: artes marciais, xadrez, equitação, esgrima, natação, , yoga, atletismo e robótica.
Para ser um aluno dos Colégios Militares do Exército, a criança ou o adolescente precisa passar por um processo seletivo com provas presenciais.
Sistema Colégios Militares do Exército
A fundamentação que norteia a proposta pedagógica dos quinze Colégios Militares (CM) que compõem o SCMB são os princípios gerais e os preceitos contidos no Regulamento dos Colégios Militares (RCM)
O SCMB preocupa-se em formar jovens ativos e criativos, autônomos e autores, providos de competências, habilidades e de valores éticos e morais cultuados pelo Exército Brasileiro, ou seja, indivíduos mais responsáveis, atuantes e transformadores.
É na articulação eficaz da educação preparatória com a educação assistencial, em um ambiente identificado segundo os valores, costumes e tradição do Exército Brasileiro e apoiado sobre as mesmas hierarquia e disciplina que estruturam a Força Terrestre, que os Colégios Militares cumprem sua missão de proporcionar educação básica a seus alunos.
A educação preparatória, neste sentido, prepara para a vida. Preparar para a vida é capacitar todos os discentes à busca ética da felicidade e da realização pessoal, entendendo como em aberto esta capacitação. O ensino preparatório deve habilitar todos os alunos ao prosseguimento dos estudos, seja pelo despertar das vocações militares – em especial para o ingresso na EsPCEx –, seja pela preparação aos processos seletivos ao ensino superior.
Este ensino deve, portanto, preparar para a sociedade do futuro, marcada pelo avanço tecnológico, pelo mercado de trabalho volátil e competitivo, onde a posse do conhecimento não é suficiente, mas, também, a flexibilidade de seu emprego em conjunção às relações interpessoais.
Os Colégios Militares são escolas públicas. Quem estuda nos Colégios Militares agrega valor ao seu currículo educacional que vem a ser muito considerado pelas organizações públicas e privadas.
No geral, os estudantes de colégios militares apresentam um desempenho escolar excelente. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as notas são acima da média nacional, isso se deve aos professores e à estrutura de excelência.
Pré-requisitos para participar do concurso de seleção
Apresentamos a seguir algumas regras básicas. É importante se informar junto ao Colégio Militare que pretende ingressar e consultar o referido edital do ano. Os requisitos gerais são:
- Ser brasileiro;
- Ter pago a taxa de inscrição, se não isento;
- Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente (máximo 3 anos de expedição);
- Ser portador de documento oficial de CPF;
- Não ter sido expulso disciplinarmente de qualquer colégio militar.
Para ingressar no 6º ano é preciso:
- Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental no ano da prova;
- Possuir entre 9 e 11 anos no ano da prova.
Para ingresso ao 1º ano é preciso:
- Ter concluído ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental no ano da prova;
- Possuir entre 13 e 15 anos no ano da prova.
Quando inicia as inscrições?
Tradicionalmente, as inscrições iniciam em agosto, após a publicação do edital. As inscrições são realizadas diretamente pela internet, lembrnado que existe uma taxa de inscrição a ser paga. O valor é divulgado no edital.
O processo seletivo ocorre todos os anos através de etapas classificatórias e eliminatórias para ingresso ao 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio.
Exame Intelectual
O exame intelectual no aconteceu em um único dia. A prova foi composta por 40 questões de múltipla escolha com cinco alternativas (A, B, C, D e E), divididas em:
- 20 questões de Matemática;
- 20 questões de Língua Portuguesa.
Foi considerado aprovado o candidato que acertou ao menos 50% das questões de cada disciplina. Ou seja, dez de Língua Portuguesa e dez de Matemática.
Quantidade de Vagas é limitada
A quantidade de vagas é limitada, e tem quantidade de vagas conforme o Colégio Militar de cada região.
Por serem poucas vagas e de conteúdo avançado o concurso é bastante concorrido porém não impossível de obter sucesso. Ter disciplina, persistência e se preparar para as provas com o apoio da família, instituição preparatória séria, renomada e professores dedicados, são os principais segredos para ingressar.
Como preparar seu filho para o concurso
Se você é pai, mãe e/ou responsável de uma criança que tem entre 9 e 12 anos ou de um adolescente que possui entre 13 e 15 anos, o ideal é garantir a preparação o quanto antes. Isto significa ter uma excelente base fundamental e alfabetização. Sem contar com uma Escola Preparatória e Curso Preparatório suas chances diminuem bastante. É necessário muito esforço desde cedo.
Na Escola e Curso Escobar temos tradição, qualidade e didática de ensino. Possuímos amplo conteúdo já comprovado e que serve de referência para várias instituições. Nossos resultados históricos falam por si só.
Pense nisso: Seu filho precisa aprender a pensar! E isto se aprende na escola fundamental nos primeiros anos.